domingo, 7 de março de 2010

ROTEIRO DE FESTA DE CASAMENTO

Queridos visitantes, vocês sabem que estou iniciando na arte de assessoria e eventos , como cerimonialista gosto de dividir meus conhecimentos e pesquisas, por isso deixo mais uma contribuição para vocês.

ROTEIRO DA SUA FESTA DE CASAMENTO
Independente do estilo de sua festa pequena ou grande, formal ou informal, há um roteiro para ser seguido num casamento e, não vejo motivos para que os noivos queiram quebrar estas regras: podem sentir falta depois, são momentos especiais e únicos na vida e que proporcionam lindas fotos .

Tenho recebido e-mails diariamente de noivas que não terão cerimonialista e gostariam de saber a ordem da festa. Apesar de responder todos os e-mail, sempre fui relutante em escrever aqui no blog. Fico preocupada de algumas noivas lerem e acharem que não precisam mais de uma assessoria e cerimonialista

Lendo os livros da Vera Simão e Fabio Arruda resumi os passos de um ritual de casamento. Mas não achem que isso substituí o trabalho da cerimonialista pois fazemos muito mais que isso. Estes protocolos são apenas uma parte da festa.

Logo após a cerimônia religiosa será necessário :

FOTOS COM FAMILIARES E PADRINHOS



É muito difícil juntar todo mundo no meio da festa. Isto tem que ser feito antes dos noivos entrarem na festa, e também quando sua maquiagem/ cabelo ainda estão impecáveis, o noivo ainda não tirou o terno, etc. Avise os padrinhos, deixe uma irmã ou prima responsável por juntar todo mundo. Escolha um local bonito, pode ser na entrada do salão, na recepção, no jardim, e faça as fotos com cada um. É nessa hora também em que os noivos fazem algumas fotos dos dois juntinhos. Enquanto isso, no salão, os convidados estão se socializando, sentando às mesas e o coquetel deve ser iniciado junto com os primeiros convidados.

Dica: as fotos não devem demorar mais do que 1 hora. Lembre-se que os noivos são a atração da festa, e todos os convidados querem vê-los. Se vocês demoram muito, a festa começa a ficar entediante para os outros convidados.

ENTRADA NA F ESTA

Escolha uma música que gostem, animada, e essa é a hora da entrada triunfal dos noivos, agora casados, na festa . Não precisa ser feito nenhum anúncio no microfone para a entrada. Basta o DJ diminuir a iluminação ou a música que estava tocando , focar uma luz no lugar em que vocês vão surgir, e de repente colocar a sua música, um pouquinho mais alta. Pronto, todo mundo saberá que algo está acontecendo. Os noivos entram e vão direto em direção ao bolo.

Dica: Entre com seu buquê, bem bonita. O buquê pode ser entregue depois para a cerimonialista guardar. Melhor já entrar sem o véu, para você ter maior mobilidade. Se o seu vestido for de calda longa e você for fazer aquele truque de prender a calda, já entre com ela presa também, para não ter que fazer isso no meio do salão.

CORTE DO BOLO

Muitas pessoas tem dúvidas se cortam o bolo no início ou somente na hora de servir. É melhor cortar no começo, para fazer a foto oficial. O corte do bolo tem um significado: partilhar o futuro. É por isso que noivo e noivas cortam juntos, segurando a espátula juntos. Eu sugiro fazer todos estes prototocolos no começo, para poder curtir a festa depois sem precisar ser interrompida.

Dica: Normalmente o bolo fica no meio da pista de dança, para que todos convidados possam ver os noivos, e sobre uma mesa de rodinhas, para que possa ser retirado facilmente depois, sem que ninguém precise carregar o bolo. A espátula tem que ser deixada junto ao bolo já antes dos noivos chegarem. Se o bolo for falso, deve estar com o lado do corte indicado e voltado para os noivos.

Após o corte do bolo, a cerimonialista e o maitrê devem tirá-lo do meio da pista. Em geral, coloca-se na mesa de doces. Ou na cozinha mesmo, para ser partido e servido na hora da sobremesa.

BRINDE

Agora é hora de brindar . Os noivos devem decidir antes da festa quem irá fazer parte do brinde: somente os noivos; noivos + pais dos noivos; noivos + pais dos noivos + padrinhos. Com isto decidido, deve ser informado antes da festa para a cerimonialista ou maitrê, porque nessa hora já tem que ter um garçom com as taças prontas. Em geral, as taças já ficam cheias, para não correr o risco de estourar a champanhe no meio da pista e molhar o chão. Pais e padrinhos, se forem participar do brinde, devem estar por perto e nesta hora ir ao encontro dos noivos. Um garçom auxiliar distribuí as taças para todos e… tim-tim! Muitos brindes e muitas fotos.

Em seguida, devolve-se a taça para a bandeja do garçom, porque chegou a hora da valsa.

VALSA

Seja valsa ou a música escolhida pelos noivos, o DJ tem que estar pronto nesta hora para começar a música. É um momento lindo, a primeira dança entre os noivos. Aqui tem que ficar combinado também se haverá uma segunda música para dançar com os pais dos noivos, e depois com os padrinhos. O importante é que você decida isto antes do casamento, escolha as músicas e a ordem, e informe ao DJ e à cerimonialista.



CUMPRIMENTOS

Após a valsa, o almoço/jantar pode ser iniciado (caso haja). Enquanto isso, os noivos podem começar a circular pelo salão, cumprimentando os convidados. Comece pelos mais idosos. Indo direto na mesa dos avós, e fazer fotos com eles. Os amigos mais jovens você pode até deixar para cumprimentar na pista, se não quiser passar em todas as mesas. Todos tem que ser cumprimentados, não é necessário ter agradecimento geral pelo microfone. Outra opção é apenas cumprimentar os mais idosos, sentar para comer , e depois cumprimentar os amigos jovens na pista. A opção tradicional e passar em todas as mesas e somente após isso os noivos sentam para realizar a sua refeição.


JOGANDO O BOUQUET

Jogar o bouquet é realizado mais para o final da festa, mas é importante que ainda haja um número bom de pessoas na festa . Em geral, após a sobremesa ter sido servida.


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