domingo, 7 de março de 2010

PLANEJANDO O SEU CASAMENTO

Enfim você ficou noiva, e agora irá casar e de repente surge a dúvida por onde começar? Seja bem vinda ao mundo maravilhoso dos casamentos! De forma resumida, seguem dicas do planejamento básico para tudo começar dando certo:
 
ESTILO DE FESTA
Dizem que casamento é tudo igual. É lógico, que não concordo. Casamento deve ser e ter a cara dos noivos. Comece decidindo – junto com seu noivo – como vocês desejam que seja o casamento. O que é a cara de vocês? Festa elegante, tradicional? Festa grande, luxuosa? Festa grande, informal? Luau na praia? Festa glamurosa? Festa bucólica no campo? Festa convencional mas totalmente informal? Bolo e champanhe? De dia? De tarde? de Noite? As opções podem ser muitas, defina o seu estilo.

CONVIDADOS

Com o estilo decidido, hora de fazer a lista dos convidados. Como normalmente planejamos o casamento com muita antecedência, é normal que aconteçam algumas mudanças na lista: novos amigos entrarão na lista, pessoas que você não falou nos últimos meses serão cortadas. Mas definir a quantidade de convidados é muito importante porque irá influenciar em TUDO: tamanho do local da festa, quantidade de comida, bebida, decoração, etc. Para todos orçamentos que você for pedir, irão te perguntar a quantidade de convidados, então defina se será algo como 50, 100, 200, 500, etc.

DESPESAS

Vocês são um casal, e casais tem assuntos sérios para conversar de vez em quando! Muito importante sentar, conversar francamente e abertamente quanto se tem disponível para gastar na festa de casamento e quem vai pagar a conta. Se as famílias vão arcar com os custos, não fuja de ter mais uma conversa séria. Marque um jantar, ou lanche, enfim, qualquer coisa, e conversem abertamente sobre a vontade dos noivos, o quanto os pais podem pagar, e o que os pais esperam do casamento – sim, normalmente quem paga pode dar opinião também! É bom já deixar claro para todas as partes envolvidas os planos do casamento desde começo, e não ter surpresas desagradáveis durante os preparativos.

DEFININDO  O LOCAL DA FESTA
Você já sabe como quer a sua festa, quantos convidados terão e quanto tem de dinheiro disponível, então já podem reservar o local da festa. Esta deve ser a primeira decisão, em termos de fornecedores, a ser tomada. Reserve a Igreja e o salão da festa. Caso opte fazer festa num salão, vale visitar vários salões em dias de festa, para ver como fica com a decoração montada, vale pensar nos restaurantes que você gosta de freqüentar, hotéis que aceitam festas de casamento, enfim, várias opções para você ter certeza do local escolhido para o dia mais importante da sua vida.


AGENDA


Compre ou crie uma agenda (ou abra uma no seu computador), será sua agenda de orçamentos. Sim, você precisa se organizar em relação a todas opções que serão apresentadas nos próximos meses. Faça divisórias com os assuntos assessoria, decoração, foto e vídeo, bebidas, etc.
Para cada assunto, faça no mínimo 3 orçamentos. No encantamento todo das pesquisas de casamento, várias noivas deslumbradas querem fechar com o primeiro fornecedor que visitam. Não façam isso. Pesquise e compare o que cada fornecedor pode te oferecer, qual o custo- benefício e qual você teve maior afinidade. Para chegar nestas conclusões, é bom ter visitado pelo menos 3. E ter tudo por escrito organizado numa pasta só vai te ajudar!

SUGESTÕES

Outra agenda , esta para juntar todas as referências do que você gosta! Quando você gostar de uma imagem que viu em revista ou blogs, imprima, recorte e cole nas páginas desta agenda . Isso vai te ajudar por dois motivos:

1) É muito mais fácil quando você vai conversar com um fornecedor, mostrar referências do que você gosta! Ele entenderá seu estilo muito melhor, e poderá fazer uma proposta para seu casamento muito mais clara e objetiva do que você quer, principalmente o vestido de noiva e a decoração.

2) A gente vê tantas, mas tantas referências que gostamos em blogs e revistas que uma hora não lembramos mais onde foi visto, como era, etc. Seja organizada! É normal também no começo dos preparativos querer uma coisa, e ao longo você ter outras ideias, e mudar sua ideia inicial. Com todas as imagens reunidas fica mais fácil você saber o que mais gosta, mostrar para o noivo e família.

Assim é o começo dos preparativos de uma noiva organizada! Os próximos passos serão você estabelecer sua lista de prioridades, visitar os fornecedores e ir fechando os contratos de acordo com suas prioridades. Todo esse material será uma forma diferente de guardar a recordação do seu preparativo de casamento. Bem original não acha???

Bjs Marileuse